Home » Destaques anteriores Move-te pela Esclerose Múltipla

Move-te pela Esclerose Múltipla

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

O Coreto do Largo José Maria dos Santos será um dos 10 pontos de partida, correspondentes a outras tantas localidades, que vai acolher a 3ª edição do “Move-te pela Esclerose Múltipla”, no próximo dia 25 de Maio, numa organização do Gang da Esclerose Múltipla, um grupo informal de auto-ajuda de portadores de Esclerose Múltipla (EM), que procura sensibilizar a sociedade civil para a doença.

Esta iniciativa pretende celebrar o Dia Mundial da Esclerose Múltipla que é assinalado todos os anos na última quarta-feira de Maio. Nesta edição do “Move-te pela Esclerose Múltipla”, o Gang da EM organiza dois percursos de passeio, um pedestre e outro de bicicleta. O Largo José Maria dos Santos será o ponto de partida – e chegada – no Pinhal Novo.

No final dos percursos, está prevista a actuação da Bardoada – Grupo do Sarrafo (Orquestra de Bombos).Esta iniciativa será assinalada também no Porto, Lisboa, Coimbra, Braga, Aveiro, Leiria, Queluz, Lagos e Sines.

A iniciativa tem início às 19h00 de 25 de Maio, em simultâneo em todas as localidades referidas. A recepção aos participantes terá lugar às 18h00, uma hora antes da partida. As inscrições são obrigatórias para efeito de seguro e aceites no endereço de correio electrónico Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar a partir de 25 de Abril e até 22 de Maio. As primeiras 150 inscrições receberão uma t-shirt e um boné alusivos à iniciativa.

O evento é aberto a toda a comunidade e o objectivo é sensibilizar para esta doença degenerativa do Sistema Nervoso Central e que, em Portugal, afecta mais de cinco mil pessoas, adultos jovens em início de vida profissional.

O percurso de Caminhada é de cerca de 4 km e o de Bicicleta ronda os 7/8 km. O ponto de partida e chegada é o mesmo para todos os participantes para as duas variantes do percurso.

A iniciativa “Move-te pela Esclerose Múltipla” do Gang da EM  insere-se no Movimento Global de Sensibilização institucionalizado pela Federação Internacional da Esclerose Múltipla e conta, pela primeira vez, com os apoios das Associações de Esclerose Múltipla, nomeadamente da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), Todos pela Esclerose Múltipla (TEM) e Associação Nacional de Esclerose Múltipla (ANEM).

A Esclerose Múltipla e o Gang da EM

A Esclerose Múltipla é uma doença auto-imune, degenerativa do Sistema Nervoso Central, que afecta jovens adultos com idades ente os 20 e os 40 anos, mas sobretudo mulheres jovens. Estima-se que a doença afecte mais de cinco mil pessoas em Portugal.

O Gang da EM surgiu há cerca de sete anos, quando um grupo de portadores da doença reuniu alguns contactos virtuais e os colocou à conversa no Messenger (MSN), na Internet. Foi o ponto de partida pata o crescimento do grupo que, sendo um grupo informal de auto-ajuda, conta actualmente com quase meia centena de membros espalhados por Portugal Continental, Açores, Madeira e Brasil.

O Gang da EM tem também por objectivo promover o Movimento Global de Sensibilização para a Esclerose, que pretende promover a complementaridade e a união entre Estado, Indústria Farmacêutica, Doentes, Familiares, Amigos e Entidades Institucionais como forma de incrementar a qualidade de vida dos portadores da EM.

É nesse sentido que o “Move-te pela esclerose Múltipla” conta, desde a primeira hora, com o apoio institucional do Ministério da Saúde, Direcção-Geral da Saúde, Instituto Nacional de Reabilitação, Instituto do Desporto de Portugal, Grupo de Estudos da Esclerose Múltipla (GEEM), Sociedade Portuguesa de Neurologia, Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação e com o apoio institucional e logístico de Câmaras Municipais de cada uma das localidades envolvidas.

Metropolitano de Lisboa, Metro do Porto, Carris e Fertagus são outras entidades associadas a esta iniciativa nacional, bem como a ANDEMOT – Associação Nacional de Desporto de Deficientes Motores e a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicletas.

A Indústria Farmacêutica ligada a esta patologia, nomeadamente os laboratórios farmacêuticos Novartis, Biogen Inc., Merck Serono e Bayer Schering Pharma, concede apoio logístico ao “Move-te pela Esclerose Múltipla”.

Mais informações contactar:

Filipe Henriques ( Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar )                     Tel: 934 849 83

José Vasconcelos ( Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar )             Tel: 934 827 485