Home » Comissões Sociais de Freguesia O que são?

Comissões Sociais de Freguesia

img_03

As Comissões Sociais de Freguesia (CSF) são estruturas de intervenção a nível das freguesias que materializam a Rede Social (à luz do normativo deste programa – Dec. Lei nº115/2006 de 14 de Junho), contribuindo para uma política social de combate à pobreza e exclusão social.

Na medida em que têm uma intervenção focalizada num dado território, estão em melhores condições para conhecerem os problemas e as necessidades sociais locais que afectam os indivíduos e as famílias e simultaneamente, contribuem para promover uma melhor racionalização das respostas e dos recursos existentes.
As cinco freguesias do Concelho , entre 2003 a 2006 aderiram ao desafio de instituírem uma Comissão Social de Freguesia enquanto fórum social de análise, discussão e intervenção social direccionado para a prevenção e encaminhamento das situações de exclusão social existentes em cada freguesia.
Porque as freguesias são diferentes, também as Comissões Sociais de Freguesia existentes tem vindo a desenvolver processos de intervenção diferenciados, com base em metodologias de trabalho próprias de acordo com a sua realidade.